Quem são os senadores candidatos a reeleição?
Um senador ou senadora é um governante que atua no Senado Federal de nosso país. Essa função permite a quem ocupa o cargo, trabalhar na representatividade de uma unidade federativa ou estado e devido às suas atribuições, seu período de mandato se estende por 8 anos.
Para ser eleito o senador ou senadora passa pelo mesmo processo que os demais candidatos: eleição por meio de votos a cada quatro anos, o que muda devido seu período de mandato é que teremos votação de ⅓ dos candidatos em uma eleição e ⅔ de candidatos eleitos na eleição seguinte, visto que são três senadores representando as 26 unidades federativas mais o Distrito Federal.
Essa frequência permanece a cada período de votação, para esclarecer melhor: este ano elegemos um senador ou senadora por estado, na eleição seguinte serão dois. Na próxima volta a ser um e assim sucessivamente.
O que são os senadores?
Um senador ou uma senadora são pessoas que têm a atribuição de representar a população no Congresso Nacional, conhecido por nós como Senado. Dentre os estados brasileiros, elegemos três senadores totalizando a quantidade de 81 para atuarem no âmbito federal de nosso país.
Quais os deveres de um senador?
Em nosso país, para recordar, temos três poderes principais, regidos pela Constituição Brasileira: executivo, legislativo e judiciário.
Os senadores e senadoras atuam dentro do Poder Legislativo, no qual, suas atribuições podem ocorrer em conjunto com os demais poderes e também desenvolvem os seguintes trabalhos: processar e julgar membros do alto escalão do governo federal, como ministros e até o presidente da república; escolher pessoas para determinados cargos, por exemplo presidentes e diretores do banco Central ou um chefe de missão diplomática; permitir administração financeira em todos os níveis do território brasileiro desde a União até Municípios.

Outras incumbências dos senadores é que eles fiscalizam e legislam o trabalho do poder Executivo; propõem e votam em leis que favoreçam a população da região em que desenvolve sua função; participam de comissões como a conhecida CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito).
Como acompanhar o que o senador fez no seu mandatório?
O Senado Federal tem um site no qual qualquer cidadão que tenha interesse possa buscar informações dessa esfera do governo. E nele você pode buscar informações referentes ao senador ou senadora que queira se informar.
Entrando na página, já aparece uma caixa onde você seleciona o senador ou senadora do qual queira pesquisar e na sequência é gerada uma página com as informações dos mesmos. Ainda na página de início, do lado direito, tem um mapa do Brasil, no qual você pode clicar no estado desejado e serão apresentados todos os senadores do Estado escolhido e a possibilidade de acessar individualmente cada um, apresentando as informações pertinentes a sua função.
Essa página é bem simples de navegar e traz informações que contribuem no conhecimento do desempenho dos governantes que elegemos e como tem sido seu trabalho no senado.
Quanto tempo dura o mandatório de um senador?
O período mandatório de um senador ou senadora dura 8 anos e é renovado o quadro de senadores a cada 4 anos anos. Mas a maneira como ocorre a eleição para senador é um pouco diferente das demais candidaturas.
Como já mencionado, são 3 senadores por unidade federativa, porém no momento de eleger ou reeleger um candidato do senado teremos duas situações: em uma eleição elegemos dois senadores, daqui a quatro anos elegemos um. Com essa organização, os senadores permanecem no cargo durante 8 anos.
Nas eleições deste ano (2022), será eleito um senador, serão 27 contando com o Distrito Federal, essa representatividade é de um terço dos senadores atuantes. Os outros dois terços do quadro de senadores permanecem em suas funções até a próxima eleição.
Quantas vezes ele pode se reeleger?
A reeleição é quando uma pessoa possui um cargo por meio de votação e depois de seu período de governança, pode participar de uma nova candidatura para o mesmo cargo. No caso do cargo de senador ou senadora, aqui no Brasil, não existe limite para se reeleger. Assim, ao concluir um período de mandato como senador ou senadora, o indivíduo tem a possibilidade de pleitear a vaga novamente.
Quem são os senadores candidatos à reeleição?
Confira o senador ou senadora que pleiteiam a reeleição por região na relação:
Norte
Os candidatos à reeleição são:
- Kátia Abreu (PP) – Tocantins;
- Davi Alcolumbre (União Brasil) – Amapá;
- Acir Gurgacz (PDT) – Rondônia;
- Omar Aziz (PSD) – Amazonas;
- Telmário Mota (PROS) – Roraima;
- Guaracy Almeida da Silveira (Avante) – Tocantins.
A região Norte, é a região que mais conta com candidatos tentando a reeleição.
Nordeste
Os candidatos da região nordeste que estão concorrendo a reeleição:
- Roberto Rocha (PTB) – Maranhão;
- Otto Alencar (PSD) – Bahia.
Além desses dois candidatos citados, ainda há aqueles que estão tentando eleger seu primeiro mandato.
Centro-Oeste
Na região do Centro-Oeste apenas um candidato está concorrendo a reeleição, confira:
- Wellington Fagundes (PL) – Mato Grosso.
Apesar disso, há outros candidatos ques estão tentando ser eleitos pela primeira vez ao senado.
Sudeste
Já na região sudeste temos:
- Romário (PL) – Rio de Janeiro;
- Rose de Freitas (MDB) – Espírito Santo;
- Alexandre Silveira (PSD) – Minas Gerais.
O ex-jogador de futebol Romário tenta a sua reeleição no estado do Rio de Janeiro.
Sul
Assim como a região do nordeste, o Sul tem apenas dois candidatos tentando a reeleição:
- Dário Berger (PSB) – Santa Catarina;
- Álvaro Dias (Podemos) – Paraná.
Somam quatorze candidatos que optaram por continuar a desenvolver seu trabalho como senadores e seus respectivos Estados.
Lembrando que mesmo tendo esses candidatos à reeleição ainda tem mais 13 novos candidatos também distribuídos pelos estados, sem contar que ⅔ seguem com seu mandato até próxima eleição para esse cargo.